quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mais de 54 milhões de brasileiros têm problemas na coluna


Um terço da população brasileira tem algum problema de coluna. Ou seja, cerca de 54 milhões de pessoas sentem dores persistentes na maioria das vezes em conseqüência de doenças crônico-degenerativa (fonte: Agência Brasil). No ranking das doenças relacionadas à coluna, a mais freqüente é a lombalgia. Conhecida popularmente como dor nas costas, ocupa o primeiro posto e é responsável por 40% das dores reconhecidas como crônicas. Em segundo lugar aparece a dor de cabeça, ou cefaleia  com 20%. As dores nas articulações (reumatológicas) ficam com 10%. O quarto lugar é ocupado por problemas no sistema ósseo-muscular, responsável por 7% das queixas. As dores ligadas ao câncer são responsáveis por 5% dos casos. As contas não fecham em 100% porque há um número grande de pessoas acometidas por mais de um tipo de dor.

Remédios não faltam no balcão das farmácias, mas será que o caminho é mascarar a dor e recorrer a medicamentos durante as crises? Essa alternativa não é a mais indicada, pois o problema deve ser tratado na raiz, ou seja, a coluna precisa de um tratamento específico e a quiropraxia é a indicação certeira.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quiropraxia dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro–músculo–esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Elaresolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

É bastante utilizada para qualquer tipo de dores e tensões musculares, como as lesões por esforços repetitivos (LER), em restrições a movimentos, e ainda evita a osteoartrose, doença comum nas articulações. Após um ajuste bem realizado observa-se a redução da dor, melhora no movimento e redução da tensão muscular.




Dr. Jason Michael Gilbert, é australiano radicado no Brasil e formado como bacharel em ciências médicas, em 1992 e mestre em Quiropraxia pela Macquarie University, em Sidney, na Austrália, em 1995. Foi professor da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.




Fonte: exercitandosaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário