quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pilates: equilíbrio e harmonia corporal




Curiosamente a técnica surgiu de uma necessidade. O criador Joseph Pilates, quando criança era frágil e sofria de asma, febre reumática e ainda era raquítico. Sua forma não o fazia feliz e ele desejava o tempo inteiro buscar alternativas para melhorar sua condição física na intenção de tornar sua vida um pouco mais próxima das crianças que conseguiam correr e fazer estripulias. 

Foi assim que ele começou a aventura de experimentar diferentes modalidades de esportes como ginástica, natação, boxe, yoga, acrobacias, malabarismo e diferentes técnicas de circo que permitiram a ele a entender melhor a extensão entre o alongamento e a força corporal. Além da prática, Joseph lia todos os livros possíveis sobre a construção de um corpo mais firme e sadio. Nessa busca incessante por conhecimento, o alemão estudou também filosofia combinando seus estudos com exercícios físicos de variadas partes do mundo. 

O resultado de anos de estudo na busca pelo equilíbrio entre mente e corpo começou a tomar forma quando na Primeira Guerra Mundial, Joseph foi confinado pelas autoridades britânicas devido a sua nacionalidade. Na “prisão”, ele aprimorou suas idéias sobre uma forma perfeita ensinando a seus colegas de confinamento suas técnicas. Devido a sua iniciativa, ele foi transferido para outro campo de concentração atuando como enfermeiro. Em um de seus experimentos, ele pegou as molas das camas dos pacientes e desenvolveu equipamentos que tonificavam os músculos dos acamados, dando-lhes resistência física. Assim surgiu o método que revolucionaria a medicina. 

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Num exercício constante de força e contra-força, estimulando todos os músculos e suas resistências, evitando repetições. 

Parte dos 500 exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos. A indicação do Pilates é variada e vai desde a reabilitação física ao condicionamento físico geral e ao bem-estar em geral, proporcionando uma vida mais saudável e o equilíbrio corporal e mental, promovendo a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular. 

O Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, desde crianças aos idosos e proporciona também melhoria nas condições mentais, como a memória e a concentração. Devido a isso, a técnica é indicada para pacientes com mal de Alzheimer. 

Os primeiros a experimentarem a técnica foram os americanos e especialmente o bailarino reconhecido mundialmente Balanchine. Pilates descobriu técnicas de recuperação rápida, quando Balanchine o convidou para instruir suas jovens bailarinas na companhia de Nova York. 
A partir daí ele passou a experimentar a técnica em diferentes situações, chegando a conclusão que “hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”, dizia repetidamente. 

Entre 1927 e 1951 Joseph obteve as patentes dos equipamentos que ele inventou. Ele faleceu em 1967 deixando cinco discípulos que continuaram a ensinar o método. São eles: Romana Kry-zanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant, Eve Gentry e Ron Fletcher. Hoje 5 milhões de americanos praticam a técnica de Pilates.



Fonte: vivaver.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário