quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Música para o coração

Você já se sentiu mais tranquilo ou alegre ao ouvir uma música? Quantas vezes chegou em casa irritado com o trânsito ou preocupado com o trabalho e bastou escutar sua canção preferida para deixar os problemas de lado e imergir em um estado de felicidade e paz?


“Isso acontece porque, ao ouvirmos uma melodia agradável, nossa mente cria uma imagem positiva, por exemplo, a cena de um beijo romântico, um pôr do sol à beira-mar ou um abraço gostoso de mãe e filho. Essa imagem faz com que o cérebro libere substâncias neurotransmissoras, como a serotonina, que proporcionam bem-estar e melhoram o humor. Diante dessas sensações, o ritmo respiratório e o fluxo sanguíneo se estabilizam e, consequentemente, há benefícios para a saúde cardiovascular”, explica a psicóloga Suzy Camacho.
Conclusão: a música tem o incrível poder de evocar emoções positivas, reduzir o efeito do estresse sobre o organismo e, assim, fazer bem ao coração. Por isso, ela pode, sim, ser um excelente recurso para quem está em busca de qualidade de vida. 

Então, use o som a seu favor e tire proveito de todas as vantagens que uma música gostosa pode oferecer para sua saúde física e mental.

– Inclua em sua playlist as melodias tranquilas e calmas. Há opções para todos os gostos!
– Se você curte música clássica, por exemplo, pode usufruir de todos os benefícios que ela proporciona. O som do piano e do violino, em composições de Beethoven, Mozart e Chopin, é perfeito para quem quer se desligar dos problemas e preocupações e alcançar a paz de espírito.
– Os fãs de ópera também podem se beneficiar com o estilo musical, uma vez que o ritmo e o timbre da voz de tenores como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli levam à serenidade e proporcionam bem-estar.
– Se você prefere uma música romântica para seus momentos de descanso, curta Michael Bublé, Adele ou Elton John.
– Os ritmos brasileiros também podem fazer parte de sua seleção musical! Fique entre a bossa nova, com João Gilberto e Vinicius de Moraes, ou a MPB de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Rita, para acalmar o coração e a mente.
E lembre-se de incorporar outros hábitos saudáveis ao seu dia a dia, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e, consequentemente, obter efeitos positivos para a saúde do seu coração. “Pratique atividades físicas, pois, quando você mexe o corpo, o organismo libera endorfina, a enzima responsável pelo bem-estar e pela diminuição da ansiedade e do estresse”, explica Suzy.
Além disso, consuma alimentos que contenham gorduras insaturadas, como castanhas e peixes. Inclua também no seu cardápio os produtos da linha Becel, como os cremes vegetais e os iogurtes. Eles possuem os nutrientes que auxiliam o bom funcionamento do sistema cardiovascular e são ideais para quem se preocupa em manter uma alimentação balanceada e saborosa. 


fonte: portalvital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário