quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Postura errada ao dirigir provoca problemas na coluna

Manter o encosto do banco distante do volante, o assento longe dos pedais e os retrovisores mal posicionados são alguns erros comuns dos motoristas




Postura ao dirigir: encosto precisa dar apoio completo à coluna


São Paulo - Manter o encosto do banco distante do volante, o assento longe dos pedais e os retrovisores mal posicionados são alguns erros comuns dos motoristas, que estão relacionados à má-postura e podem resultar em dores na coluna ou até complicações mais graves. De acordo com Giuliano Martins, fisioterapeuta e diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba, a posição sentada gera mais sobrecarga na coluna lombar do que em pé. “Motoristas de ônibus geralmente ficam muito tempo ao volante e sofrem de dores lombares, sobretudo os mais obesos”, afirma.

Os principais sintomas de uma postura errada ao dirigir, segundo o especialista, são formigamento e dores que afetam outros membros, como braços e pernas. Podem também evoluir para problemas como escoliose (desvio da coluna vertebral), lombalgia (dores lombares) e cervicalgia (dores cervicais). “Uma das causas são os movimentos de torções da cervical que o motorista faz quando os espelhos retrovisores estão mal posicionados e a regulagem do volante e do banco está inadequada”, explica Martins. “Essas complicações podem ser corrigidas em estágio inicial, entretanto, podem se agravar se não forem tratadas corretamente e a postura não for corrigida. As doenças que podem ser causadas são abaulamentos e hérnias de discos”, alerta.

Segundo o especialista, mesmo depois de o paciente tratar essas doenças, é importante tomar alguns cuidados. “Deverá evitar a obesidade, manter uma atividade física regular e corrigir a postura ao dirigir, no trabalho e também nas horas de lazer.”

A postura correta

Martins dá algumas dicas sobre como manter a boa postura ao dirigir o veículo e, dessa forma, prevenir problemas na coluna.

Região lombar: deve ficar totalmente apoiada no encosto.

Cabeça: o encosto deve ser mantido na mesma altura da cabeça.

Joelhos: a distância dos pedais deve ser adequada para que os pés os alcancem, mas sem flexionar muito os joelhos, que devem ficar levemente dobrados. Os joelhos também precisam ficar alinhados com a altura dos quadris ou ligeiramente acima.

Mãos e ombros: as mãos não devem ficar muito elevadas para evitar tensão nos ombros

Costas: apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo de um ângulo de 90 graus. O encosto precisa dar apoio completo à coluna.


Cotovelos: o encosto deve estar a uma distância do volante que permita que os cotovelos fiquem levemente flexionados, para garantir a liberdade dos movimentos.





Fonte: exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário