quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dor nas costas por postura errada

Motivo de grande reclamação nos consultórios, ela demora a aparecer e pode significar anos de hábitos errados








Sentar errado, segurar o telefone com o ombro e usar mochilas muito pesadas são costumes que geralmente não apresentam consequências imediatas. Contudo, a partir dos 40 anos os reflexos de uma vida de erros de postura aparecem. Dor nas costas, desconfortos diários e muitos relaxantes musculares farão parte da sua vida se não ficar de olho na postura desde cedo. De acordo com os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), 80% dos brasileiros se queixam de dor nas costas em algum momento da vida. O ortopedista Rogério Lima explica quais hábitos prejudicam a coluna e dá dicas para driblar o problema.


“É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso”, explica Lima. Praticar exercícios é fundamental para fortalecer a musculatura do tronco. Além disso, caminhar e alongar o corpo ao longo do dia são práticas simples que dão resultado quando os primeiros sintomas aparecem. É importante que durante os exercícios físicos, a pessoa fique atenta à sua postura. Se ela estiver inadequada, as atividades vão atrapalhar ao invés de ajudar no tratamento.


Segundo o ortopedista, o sobrepeso é um fator agravante, que ajuda a piorar os sintomas e dificulta o tratamento, “É como se o indivíduo estivesse carregando uma carga desnecessária, que causa complicações e pode levar a problemas crônicos como a artrose, estenose e hérnia de disco”, diz o especialista. Antes de sair de casa com a mochila pesada, pensa: eu realimente preciso de tudo isso?


Fique atenta à mesa e cadeira do seu ambiente de trabalho. Se ela te fazem ficar “torta”, seja pela altura ou pelo próprio design é hora de trocar! O momento do descanso também merece atenção. Colchão muito mole e travesseiro muito alto, por exemplo, são prejudiciais à coluna, bem como sofás e poltronas com a espuma gasta.



O colchão e o travesseiro também podem ser a causa das dores



“Nos casos mais graves, a deformidade na coluna pressiona a medula e as terminações nervosas”, afirma Lima. Se o problema atingir esse nível, é necessário fazer uma intervenção cirúrgica para minimizar as dores. Ao primeiro sinal de dores nas costas, a pessoa deve consultar um médico. Isso vale para todas as idades, inclusive as crianças.




Fonte: bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário