quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A importância da fisioterapia no esporte


Possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio do fisioterapeuta



ESCRITO POR: Evaldo Bósio - Fisioterapia

Qualidade de vida e atividade física sempre caminharam juntas. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida por meio de diferentes práticas esportivas, dentre as quais podemos destacar as corridas de rua. 

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a correr, procurando combater os males de um cotidiano estressante e sedentário. Porém, esse aumento na prática esportiva sem controle levou à maior incidência de lesões, as chamadas esportivas, que podem levar essas pessoas ao afastamento de suas atividades cotidianas. Entre as lesões mais comuns, podemos destacar as cãibras, tendinites, lesões musculares, lombalgias e canelites.

Em meio a esse cenário, a Fisioterapia surge como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação dessas lesões, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor). 

Dentre as funções do Fisioterapeuta Esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o Fisioterapeuta, trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Pelo conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção, serão realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular, a fim de reduzir os riscos de lesões e dores, além de também evitar problemas e dores durante o treinamento e a prova. 

Durante o evento esportivo o Fisioterapeuta vai assistir o atleta no que for necessário, auxiliando durante sua fase de aquecimento, e após a corrida, realizando desaquecimento, terapias para relaxamento muscular, e se necessário, alguma técnica Fisioterapêutica para dar início ao tratamento caso o atleta venha sentir alguma dor ou sofrer algum tipo de lesão.

Dica: Sempre que for participar de um evento esportivo procure a ajuda de uma equipe multidisciplinar com Médicos, Fisioterapeutas e Educadores Físicos. Esses profissionais em conjunto passarão todas as dicas necessárias para você conseguir todos seus objetivos esportivos com total segurança. 



Fonte: minhavida.com.br

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sete bons motivos para você se espreguiçar todos os dias

Dor de cabeça e até lesões se mantêm longe do corpo alongado


O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia. 



1. Acorda o cérebro 

"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 


2. Dá mais prazer 

Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  


3. Afasta dores de cabeça 

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 


4. Lubrifica as articulações 

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 


5. Deixa o corpo de jovem 

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 


6. Reduz riscos de lesões 

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 


7. Alivia a fibromialgia 

Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 



Fonte: www.minhavida.com.br

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dor nas Costas



Saiba mais sobre este mal que atinge a muitas pessoas

Esta é uma das principais queixas apresentadas por aqueles que procuram por fisioterapia. Na nossa prática, o quadro de dor na nuca, no dorso ou na região lombar, é responsável por cerca quarenta por cento do volume de atendimento. Sendo causa de um grande número de afastamento do trabalho por atacar, principalmente pessoas economicamente ativas. A dor nas costas representa um prejuízo econômico tanto para quem a tem, quanto para a família e para o País uma vez que afeta o pessoas produtivas. A lombalgia tem aumentado sua incidência nos ambientes de trabalho que exigem esforço físico e repetitividade excessivas durante a execução das tarefas, bem como durante a realização de afazeres domésticos. O levantamento manual de pesos é uma das tarefas mais comuns e a de maior risco devido a adoção de posturas críticas e de esforço inadequado. Os movimentos de flexão e rotação do tronco, realizados em muitas atividades, são considerados fatores de maior risco. A dor lombar também é associada à fadiga muscular da região. Posturas inadequadas tomadas durante a realização de tarefas até mesmo comuns, provocam contrações musculares prolongadas, o que reduz a circulação sangüínea no interior dos músculos levando a dor e a fadiga, e que se repetidas com freqüência, ocasionam dor crônica. Existe ainda um consenso de que as pessoas tensas, estressadas, descontentes com o seu trabalho, têm contração muscular mais intensa e freqüente levando a maior fadiga e dor. 

Dicas

Um ataque agudo de dor na coluna é sinal de que alguma coisa não está bem, principalmente relacionada a posturas críticas e de risco.

Lembre-se que a dor é um “mero” sinal que o nosso corpo nos dá, ela não é a doença. É um aviso.

Passado o episódio agudo deve-se tratar a real causa da dor, geralmente relacionada a esforço de natureza comum, no lar ou no trabalho.

A coluna vertebral tem três funções básicas: sustentação da posição ereta; permitir a mobilidade geral do homem e proteção da medula espinhal.

Não é função da coluna executar movimentos de força, funcionando como uma alavanca.

O levantamento e o transporte de pesos é a causa mais comum de dor nas costas.

A inclinação do corpo para frente ou para o lado, como a que fazemos à frente de uma mesa de trabalho, da pia da cozinha ou da tábua de passar roupas, são posturas críticas e podem causar dano.

Ao longo de milhares de séculos, o esqueleto humano adaptou-se ao trabalho em pé, somente nas últimas décadas, com a modernidade, a posição de trabalho sentada foi introduzida.

Prolongados períodos na posição sentada causa dor e desconforto na coluna por que esta não está adaptada para este esforço.

São os músculos que dão forma e moldam a coluna, dando-lhe as curvaturas.

A musculatura da coluna é muito forte e poderosa mas foi adaptada somente para a posição ereta. Se sentarmos ou inclinarmos o nosso corpo estaremos colocando a coluna em uma posição inadequada e pouco bastará para que ocorra uma lesão.

Evite o levantamento e o transporte de objetos pesados. Porém, quando tiver que fazê-lo, dobre os joelhos, mantendo as costas alinhadas e manuseie o objeto sempre o mais próximo possível do corpo.

Ao manipular objetos muito próximos ao chão dobre o joelho, jamais se curve para frente.

Ao vestir-se ou amarrar os sapatos, procure manter-se sentado, evitando dobrar o corpo ou inclinar-se excessivamente.

Procure as cadeiras mais altas para sentar.

Autor(a): Dr. Jorge Nienow



Fonte: www.sociedadefisioterapia.com.br

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

BENEFÍCIOS DO SHIATSU PARA SUA SAÚDE




Ah quem não gosta de uma massagem? Os benefícios são muitos, ainda mais se for feita de forma especial, nos pontos do corpo onde pode gerar melhorias no fluxo da energia, trazendo conseqüências positivas à saúde. Esse é o princípio do shiatsu, método terapêutico originário do Japão, que visa - através da pressão com os dedos em pontos de meridianos (linhas energéticas) ao longo do corpo - restabelecer e manter a saúde de forma integral.

Segundo a medicina tradicional chinesa, todo ser vivo tem uma capacidade de autorregulação natural.

Isso reflete a integração do homem com o meio ambiente, e também do homem com sua própria fisiologia. Propriedade esta também denominada como homeostase.
Um desequilíbrio de saúde - seja de ordem física, emocional ou mental - é visto como uma falha desse sistema de autorregulação. Quando isso ocorre, o organismo começa a manifestar uma variedade de sintomas. Nesse sentido, as terapias integrativas e complementares podem fazer com que o corpo retome sua capacidade de equilíbrio e de autorregulação.

Existem duas formas de obter esse equilíbrio por meio do shiatsu, através do zen shiatsu e do shiatsu pés descalços, vamos conhecê-los:

Zen shiatsu ou meditação pelo toque

Desenvolvido através do conhecimento milenar da medicina chinesa e influenciado pelo zen budismo ou filosofia zen, esta variedade do shiatsu pode ser traduzida como "meditação através do toque". A união do zen ao shiatsu ultrapassa a pressão dos dedos sobre os pontos energéticos, intensificando a troca de energia entre terapeuta e paciente, através da massagem e da meditação.

Shiatsu pés descalços

Nesta modalidade, o terapeuta trabalha, durante todo o atendimento, predominantemente com os pés, e não com dedos, polegares e palmas das mãos, como ocorre no shiatsu tradicional. Essa prática também se diferencia do zen shiatsu, no qual o terapeuta utiliza manobras com o uso de cotovelos e joelhos.

No shiatsu pés descalços o terapeuta fica em pé e utiliza os próprios pés - em alguns momentos com pisadas parciais e outros com pisada total (manobra realizada com os dois pés) - sobre o corpo do paciente. A ação gravitacional é utilizada ainda com maior função, pela própria postura do terapeuta.

E, assim como o zen shiatsu, o shiatsu pés descalços também tem um ritmo mais lento, em comparação ao shiatsu tradicional. Sendo assim, ocorre um estímulo ainda mais profundo e intenso da energia vital (Qi), trazendo para o método uma característica muito relaxante. O método é muito indicado para casos de hérnia de disco.



Fonte: vilamulher.terra.com.br