sexta-feira, 14 de março de 2014

Dormir bem ajuda a memória

Procure deixar o ambiente com uma temperatura agradável, silencioso e com o mínimo de iluminação, para um bom sono


Uma boa noite de sono, além de relaxar o corpo, pode ser muito importante para a mente. É durante o sono que o cérebro armazena as informações processadas, portanto, dormir bem é fundamental para o processo de memorização e aprendizado.

Alguns estudos mostram que as estratégias para memorização aumentam após uma boa noite de sono, entretanto, diminuem com a sua privação. Já está bem estabelecido que a interrupção do sono, inclusive, pode interferir em quase todos os processos comportamentais estudados até o momento em seres humanos. “Os distúrbios do sono produzem alterações cognitivas, principalmente na atenção e memória, bem como interferem na reatividade emocional e na percepção sensorial”, explica o Dr. Alexandre Leopold Busse, fundador do programa Vigilantes da Memória.

A insônia pode ser desencadeada por diversos fatores como estresse, ansiedade, depressão, problemas físicos, medicações ou apenas comportamentos inadequados. É importante lembrar que, com o passar do tempo, cada vez menos horas de sono são necessárias para ter um sono reparador, ou seja, um idoso, geralmente, necessita de menos horas de sono que um adolescente.


Confira as dicas para dormir melhor:

1. Procure manter horários regulares para deitar e acordar.

2. Mantenha a tranquilidade do local onde você dorme, evite ler ou assistir televisão na cama.

3. Evite “brigar” com a cama. Se tentar, e não conseguir dormir após meia hora, levante e tente fazer algo como ler um livro cansativo ou assistir a um filme que não tenha conteúdo estimulante. Ouvir uma música suave pode ser relaxante.

4. Procure deixar o ambiente com uma temperatura agradável, silencioso e com o mínimo de iluminação, para um bom sono.

5. Não vá dormir com fome ou alimentado em excesso, pois refeições pesadas podem causar grande desconforto.

6. Durma apenas o tempo suficiente para se sentir bem. Ficar na cama mais do que necessário pode prejudicar o sono da noite seguinte.

7. Se possível, não durma durante o dia, ou durma por no máximo 30 minutos.

8. À noite, evite fumar ou tomar e bebidas alcoólicas.

9. Após almoço evite tomar café, chá preto e coca-cola.

10. O uso de indutores do sono deve ser feito apenas com orientações médica, lembrando que algumas medicações podem prejudicar o desempenho da memória.





Fonte: folhavitoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário