quarta-feira, 14 de maio de 2014

As 10 lesões mais comuns nos esportes

Escrito por Joshua Benjamin Traduzido por Lúcia Collischonn De Abreu


Se você for praticar um esporte, é provável que se machuque em algum momento. Pode não ser uma lesão grave - e, de fato, nos esportes mais leves como beisebol ou basquete, provavelmente não será grave - mas essa é uma probabilidade estatística. Então, antes de ir se inscrever para jogar rugby, ou entrar naquele time de polo aquático no qual está interessado, dê uma olhada nas dez lesões esportivas mais comuns para que você saiba em que você está se metendo, e possa tomar precauções para proteger-se contra elas.


As lesões são muito comuns nos esportes
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images



1. Distensão ou estiramento muscular
Uma distensão muscular pode acontecer em qualquer músculo do corpo, não importando se você aqueceu ou alongou antes. Qualquer número de fatores pode contribuir para uma distensão muscular, incluindo uso excessivo, stress, fadiga ou simplesmente caindo do jeito errado.

2. Dor na cervical
Não parece tão ruim, mas aqueles que sofreram de dores na cervical podem confirmar que essa é uma das piores lesões que podem ocorrer. Ocorrências comuns de dor na cervical acontecem com ciclistas e tenistas; ciclistas porque passar muito tempo em uma bicicleta em uma posição ereta olhando pra frente pode fazer com que os músculos endureçam, enquanto que tenistas podem sentir isso ao fazer uma manobra por sobre a cabeça ou um saque padrão.

3. Lesão no ombro
A lesão do ombro deslocado é comum entre jogadores de bola porque eles são os que usam os pequenos músculos no ombro conhecidos como manguito rotador. Usado ao lançar uma bola - assim como ao nadar e em alguns exercícios de levantamento de peso - os músculos do manguito rotador podem se distender e pode ser doloroso movê-los. Se os músculos do manguito rotador estiverem muito enfraquecidos, é possível que todo o ombro desloque os ligamentos por atividades mais forçadas e repentinas.

4. Distensão na lombar
Uma das lesões mais comuns no esporte, a distensão na lombar pode acontecer em praticamente qualquer esporte por uma variedade de motivos. As causas mais comuns de dor na lombar incluem elevação indevida de objetos pesados​​, torcendo as costas de forma estranha, e executar uma ação sem praticar. Estes tipos de ações colocam tensão indevida sobre os pequenos músculos das costas, muitas vezes sobrecarregando-os e levando-os a ficar repuxados ou e distendidos, com muita dor.

5. Cotovelo de Tenista
Apesar do que se mostra no nome, essa lesão em particular não está limitada a tenistas. O Cotovelo de Tenista é uma inflamação dos músculos e tendões do antebraço causada por um uso excessivo frequente desses músculos. Embora sejam os músculos do antebraço que estejam sendo forçados, a dor é sentida na verdade na parte de fora do cotovelo. Esse tipo de lesão é comum em jogadores de tênis e de golfe.

6. Joelho de corredor
Uma lesão especialmente desagradável associada com qualquer esporte em que a corrida seja uma parte essencial, o Joelho de Corredor ocorre quando a rótula do joelho fica desalinhada e a cartilagem na parte de trás do joelho. Se isso continuar, a cartilagem vai eventualmente se gastar, e fluidos vão começar a se formar e causar inchaços dolorosos no joelho.

7. Canelite
Outra reclamação comum entre corredores, a canelite é um termo geral para todas as dores nos músculos próximos dos ossos da canela. A canelite é uma reclamação comum entre aqueles que estão ainda começando a treinar ou são novos em um esporte, pois esse conjunto de músculos específico não está acostumado a suportar atividade degastante por períodos de tempo prolongados. As canelites podem ser causadas por correr e pular em superfícies duras sem amortecimento apropriado para os pés, ou devido a muito uso extenuante.

8. Torção no tornozelo
Uma lesão não somente relegada às lesões esportivas, a torção no tornozelo ocorre mais comumente quando o pé rola para o lado após peso ter sido colocado sobre ele. Isso causa uma distensão dos ligamentos na parte de fora do tornozelo, e normalmente resulta em inchaço doloroso e marcas azuis e preta na parte de fora do tornozelo.

9. Tendinite de Aquiles
A tendinite de aquiles é uma inflamação muito dolorosa no tendão de aquiles na parte de trás da perna. Ela é tipicamente causada pelo uso excessivo - seja por muita corrida, pulos ou atividades similares. Esse tipo de lesão é comum naqueles esportes onde correr ou pular sejam atividades essenciais, como vôlei ou basquete.

10. Dor no arco plantar
Mais comumente encontrado entre pessoas de meia-idade que começam a praticar uma atividade física após um longo período inativos, a dor no arco plantar é causada pela distensão ou inflamação da parte acolchoada - chamada de fáscia plantar na terminologia médica - na planta do pé. Mesmo que não seja uma lesão debilitante, ela pode ser muito dolorosa e é especialmente prevalente entre pessoas com arcos do pé altos e rígidos. Esse tipo de lesão é mais comum entre corredores, mas não se limita a eles.


Fonte: ehow.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário