quarta-feira, 21 de maio de 2014

O Sapato Ideal para o seu Pé




Poucas coisas incomodam tanto quanto um sapato que machuca. Um calçado desconfortável, daqueles que enchem os pés de bolhas, tira o bom humor de qualquer pessoa, seja numa ocasião mais formal, como no trabalho, ou até em uma festa ou viagem de férias. Por isso, alguns cuidados são fundamentais na hora de escolher o modelo ideal.

O ortopedista Fábio Ravaglia, presidente do Instituto de Ortopedia & Saúde (SP), explica que existem três formatos de pés: largos, médios e finos, que precisam se adequar a sapatos com essas características. Quem tem os maiores, deve utilizar os bicos mais arredondados ou quadrados - sandálias também são boas pedidas. Já para os menores, a melhor opção são os de bico fino.

Caso apresente algum problema no pé, como joanete, por exemplo, a indicação é usar um salto de, no máximo, 3 cm, com bico redondo ou quadrado. "Se desejar um bico fino, é necessário que seja um sapato largo, apenas com a pontinha fina", diz Ravaglia.

O ortopedista alerta ainda que os saltos altíssimos não são recomendáveis em nenhuma circunstância. "Se fala em saltos de 20 cm para a próxima estação, mas essa parte do calçado não deve ter mais de 10 cm. E, mesmo assim, tem que ser usado por pouco tempo, entre duas e três horas."

Para o especialista em medicina esportiva e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME), Jomar Souza, antes da estética, o consumidor deve pensar no conforto. E nada de cair naquela história de vendedor dizendo que o sapato “vai amaciar ou folgar com o uso”. “Se ele não se ajusta já na primeira vez, pode, ao longo do tempo, virar um tormento”, afirma Souza.

Outra dica é deixar para comprar o calçado no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. A pessoa ainda deve experimentar o par e andar um pouco pela loja.

No caso dos tênis, é importante analisar o tipo de pé - cavo (em que a curva da planta do pé é mais acentuada) ou chato (em que a curva da planta do pé quase inexiste) - e o tipo de pisada. De acordo com Souza, avaliações em lojas de material esportivo podem dar uma noção, porém, o ideal é fazer uma baropodometria computadorizada (um exame de alta tecnologia que avalia a distribuição do peso do corpo em cada pé e os pontos de maior sobrecarga nas plantas) com um profissional.


Fonte: portalvital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário