quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MITOS E VERDADES SOBRE PROBLEMAS NA COLUNA




Muitas pessoas tratam a dor nas costas como algo passageiro e não procuram a ajuda adequada de um profissional, o que é um risco para a saúde. Se esse é o seu caso, saiba que se trata de um alerta do organismo de que algo vai mal. “A maioria não cuida das causas, só dos sintomas, usando relaxantes musculares e anti-inflamatórios”, adverte Mauricio Mandel, membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que um terço dos brasileiros tem alguma complicação nessa parte do corpo. E os motivos são diversos: ortodônticos, posição de dormir, postura incorreta, entre outros.

Por ser um mal que atinge tanta gente e que está relacionado a diferentes questões médicas, pedimos ao neurocirurgião Mauricio e à fisioterapeuta Camila Fernanda Borba Rebelo para esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto para que você possa cuidar bem da sua coluna.




Pessoas com quilos a mais têm mais dores?
MEIA VERDADE: Camila diz que o sobrepeso é um fator agravante, pois a região lombar é responsável por suportar aproximadamente 70% do peso corporal em alguns movimentos. “A questão é não descuidar da postura correta e fortalecer músculos abdominais e dorsais, o que todos devem fazer, independentemente do peso”, ensina a fisioterapeuta.

Questões ortodônticas têm ligação com o desconforto?
VERDADE: alterações das curvaturas da região cervical estão associadas: quando a pessoa tem a mordida desalinhada ou então sobrecarrega a mandíbula, o resto do corpo se adapta, e podem surgir reflexos.

Dormir em uma superfície dura (chão ou colchão) é bom para as costas?
MITO: o médico explica que a rigidez provoca uma contratura muscular, que é quando os músculos contraem de forma errada e não voltam a relaxar. “O ideal é repousar de lado, com um travesseiro entre as pernas”, revela Mauricio.

Cruzar as pernas é ruim?
MITO: apesar de mudar a posição da área pélvica, esse hábito não é motivo de problemas. 

Estalar o pescoço faz mal?
VERDADE: esse ato traz consequências para as articulações. “Dependendo da frequência, ocasiona dores cervicais e de cabeça. Por isso, deve ser evitado”, indica o médico. 

Quem fuma tem complicações?
VERDADE: esse é mais um dos males que o cigarro traz para a saúde, já que as substâncias tóxicas inaladas prejudicam a circulação do sangue no disco intervertebral, causando incômodo.




Ficar muito tempo em frente ao computador é prejudicial?
MITO: o ponto aqui é o posicionamento e não a quantidade de horas. O neurocirurgião ensina a maneira correta de se posicionar: 

mantenha o centro da tela na altura dos olhos;
não deixe o pescoço inclinado para baixo;
aproxime a cadeira da mesa, fique com o bumbum o mais próximo do encosto e mantenha-se ereta;
os braços e as pernas precisam formar ângulos de 90 graus;
faça pausas para alongamentos.

O salto alto é um vilão?
VERDADE: quando o sapato é muito “alto” (mais do que 4 cm), a mulher força a curvatura da coluna para manter o equilíbrio, o que resulta em complicações.

Bolsa pesada influencia na dor?
VERDADE: o mais indicado é usar o acessório da forma mais leve possível (o equivalente a 15% do seu peso, no máximo) e que a alça seja transversal e ajustada à sua altura. Quem precisa carregar muitos itens deve optar por uma mochila. 

Existe relação com o uso frequente de motocicletas e/ou bicicletas?
VERDADE: “A posição típica de quem usa esses veículos, principalmente para quem não tem músculos dorsais fortalecidos, favorece o aumento de uma curvatura da coluna chamada cifose torácica, que resulta em fortes dores”, afirma a fisioterapeuta.

Quem dirige por vias esburacadas ou que provoquem trepidação está exposto?
VERDADE: a pressão que esses desníveis causam pode repercutir nos discos intervertebrais, conhecidos popularmente como “amortecedores naturais da coluna”. 

Mães com filhos pequenos que ficam muito no colo correm riscos?
MEIA VERDADE: o ideal é não carregar a criança por muito tempo. Se for realmente necessário, alterne os lados do corpo e complemente com atividades físicas de fortalecimento dos músculos da cintura, abdominais e dorsais.  




Fonte: portalvital.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário