quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os benefícios da drenagem linfática




Drenagem linfática e os benefícios para o corpo



Desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas. 

A principal função do tratamento é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, além de combater a celulite e a gordura localizada, melhorando assim a ação anti-inflamatória do organismo.

De forma manual a drenagem é feita a partir de círculos com as mãos e com o polegar, por meio de movimentos combinados. Por aparelhos, a drenagem é feita através de um sistema inteligente de computador que infla e desinfla uma espécie de bolsa que assim como a drenagem manual melhora a condição das linfas. 

A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

As mulheres costumam passar por quedas das taxas hormonais em vários momentos da vida, como menstruação, TPM, gestação e menopausa. Ao trabalhar a circulação sanguínea por meio da drenagem linfática, é possível normalizar um pouco melhor essas taxas hormonais, melhorando a qualidade de vida e ganhando mais saúde.



PRECAUÇÕES

É importante saber que a técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática. A massagem deve ser leve e relaxante, mas tem contraindicações, identificadas por meio de uma avaliação profissional.  Por isso atenção, sempre procure auxílio médico antes de iniciá-la, a drenagem linfática deve ser realizada por um profissional qualificado, fisioterapeuta, esteticista ou ainda um terapeuta apto para a massagem, que dirá se você pode ou não se submeter ao tratamento.




Fonte: rac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário