quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RPG fisioterapia






A sigla RPG significa “Reeducação da Postura Global” é um técnica da fisioterapia com o objetivo de corrigir a postura do ser humano para reduzir dores e possibilitar o equilíbrio do corpo. 

A fisioterapia em si já é um conjunto de técnicas destinadas a prevenção e ao tratamento de patologias relacionadas a má postura, contusões e demais fraturas. As técnicas são aplicadas objetivando a reabilitação dos pacientes de modo a não usar nenhum tipo de recurso químico, apenas meios físicos. Um paciente pode estar tomando remédio enquanto faz RPG, mas esse deve ser receitado pelo médico, o fisioterapeuta não está habilitado para isso. 

Instruções:




1 - O RPG, assim como outras técnicas da fisioterapia pode ser aplicado em clinicas especializas, academias credenciadas e hospitais. Vale lembrar que o RPG só deve ser praticado com a supervisão de um profissional, pois aplicar as técnicas sem acompanhamento pode gerar agravamento da sua situação postural e ainda propiciar o aparecimento de novos problemas e dores. 

É importante procurar um profissional competente e que tenha todos os aparatos técnicos para te proporcionar o melhor tratamento evitando o aparecimento de lesões irreparáveis. A Reeducação da Postura Global é considerada um avanço da fisioterapia, essa técnica existe desde 1980 e foi criada pelo francês Philipp Souchard. A técnica tem ganhado adeptos no mundo inteiro, inclusive no Brasil.


2 - O RPG tem como fundamento a abordagem do corpo como um sistema único constituído por diversos sistemas como o sensorial (olhos, pele e o sistema nervoso) o esquelético (todos os ossos) e o muscular (músculos do corpo). A aplicação do RPG visa corrigir os problemas de postura e fazer com que os sistemas atuem de maneira correta. A maioria das pessoas adota a postura incorreta para realizar a maior parte das atividades do dia a dia que vai desde o caminhar até a posição para lavar roupa, por exemplo. Com o RPG a pessoa aprende como se posicionar em diversas atividades e assim evita dores e problemas futuros de saúde relacionados a postura incorreta.


3 - A técnica é aplicada individualmente em todos os músculos do corpo para aliviar as tensões e dores, também aumenta o equilíbrio do corpo, melhora a capacidade pulmonar, estabiliza emocionalmente, melhora o sistema circulatório e aumenta o equilíbrio corporal. Algumas pessoas dizem que sentem muitas dores nas primeiras seções de fisioterapia por conta do esforço muscular, mas com o tratamento continuo o músculo fica mais forte e as dores desaparecem. 




Fonte: assimsefaz.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário