quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Exercícios no clima quente e úmido



Com a iminente chegada do verão, a procura por atividades físicas sempre aumenta. As razões para isso são as mais variadas: para estar com o corpo em forma no verão, ou porque o tempo de sol é maior, ou mesmo porque “chega de frio”. Enfim, qualquer que seja o motivo, uma coisa é inevitável: O clima estará mais quente! E, em alguns lugares, estará mais úmido também.

Pensando nisso, pretendo explicar como estas alterações climáticas (calor e umidade) podem influenciar na prática de exercícios.

Calor

Algumas precauções devem ser tomadas quando você está se exercitando em dias quentes:

Beba muita água. Muito importante, principalmente, quando você fizer exercícios em alta intensidade. Se você for se exercitar por períodos menores que uma hora, água é suficiente. Para períodos mais longos de exercício, as bebidas esportivas são uma boa opção, pois contêm eletrólitos, que diminuem os riscos de desidratação e de surgimento de câimbras;

Não exagere quando estiver muito quente. Intervalos de recuperação são essenciais. Se exercite de maneira menos intensa do que o habitual ou por um período mais curto;

Fique na sombra sempre que possível;

Evite se exercitar durante as horas mais quentes do dia;

Vista roupas de cor clara e que facilitem a transpiração (curtas e folgadas);

Fique atento aos sinais de exaustão. São comuns: náuseas, tonturas, câimbras e dores de cabeça. Se você perceber qualquer coisa diferente, pare sua atividade imediatamente, se hidrate e procure se refrescar.





Umidade relativa do ar

Assim como o calor, a umidade relativa do ar pode estar relacionada com o mal-estar. Em condições de umidade muito elevada, é importante ter cuidado mesmo em temperaturas mais amenas, pois a umidade elevada dificulta a transpiração, dificultando a liberação de calor.

O suor, sobre a pele, serve para resfriar a superfície do corpo, pois ele evapora ao entrar em contato com correntes de ar e com um ambiente mais seco. Se o ar está muito úmido, e suor não evapora e o calor permanece retido no corpo.

Caso a pele esteja muito molhada (seja pelo suor ou por água jogada no corpo), o uso de alguma coisa para se secar (toalha, camiseta, wrist band, etc.) é aconselhado. Por outro lado, secar-se excessivamente vai retirar todo o suor e não vai permitir que a evaporação resfrie a pele. Ou seja, enxugue-se moderadamente. =)

Lembre-se que o risco é cada vez maior conforme a temperatura e a umidade vão aumentando.

Mal-estar relacionado ao calor

A temperatura corporal é mantida pelo sistema nervoso. À medida que a temperatura do corpo aumenta, o corpo tenta manter a sua temperatura normal com o suor (explicado acima) e aumentando o fluxo de sangue para a pele (causando vermelhidão). O mal-estar relacionado ao calor ocorre quando nosso corpo já não consegue eliminar calor o bastante para nos manter numa temperatura saudável, podendo chegar a uma insolação.

Fatores que aumentam o risco de mal-estar relacionado ao calor:

Idade. Tenha um cuidado extra com idosos e crianças, pois estão são mais propensos a passar mal. Relembre as crianças sempre que possível de beberem água antes, durante e depois da atividade física;

Sobrepeso;

Doenças crônicas;

Consumo de cafeína e de bebidas alcoólicas;

Falta de hábito. Tenha um cuidado especial se você não estiver acostumado a se exercitar em climas quentes. Cabe mencionar que dias quentes não devem ser um empecilho para prática de exercícios, basta tomar os cuidados necessários.








Fonte: coachfabiokarasiak.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário